4 tópicos para estudar matemática e meio ambiente

Você sabia que tudo o que acontece no meio ambiente pode ser previsto, analisado, calculado e antecipado usando a matemática? A matemática está presente em todo lugar: nas construções, nas cores, nos objetos, na natureza.

E, já que estamos na Semana Mundial do Meio Ambiente, que começa dia 1 de junho e vai até dia 5, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente (definido pela ONU em 1981), que tal aprender algumas formas de trabalhar o meio ambiente, sem perder a matemática de vista?

recycle monster

  1. Podemos calcular a quantidade de chuva que cai em uma determinada região para melhor planejar construções e o transito das cidades e dos bairros.
  2. Entender o impacto do lixo jogado no meio ambiente: conhecer o tempo de recuperação das áreas afetadas.
  3. Aprender a importância da reciclagem: benefícios para a natureza, nossa saúde e a economia.
  4. Quantos metros quadrados de desmatamento são necessários para se produzir materiais e objetos: móveis, cadernos, decoração, etc.

cercadoVocê pode jogar o episódio Cercado, da Matific, onde irá trabalhar com seus alunos o planejamento de plantio de mudas de flores em uma determinada área, precisando calcular a metragem da cerca para o parque e para cada canteiro.

Que tal começar um projeto de meio ambiente com sua turma e descobrir outras formas de estudar a natureza usando a matemática?