A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS

De tempos em tempos, os pais são convidados a participar de reuniões de pais na escola. É neste encontro que os pais receberão as informações sobre o andamento do processo de aprendizagem de seus filhos.

O professor, antes desta data, precisa organizar a rotina de aulas e conteúdos, preparar e corrigir atividades, trabalhos, provas, olhar o desempenho de cada aluno, propor mudanças, estudar novas possibilidades… Ufa!relatório3

Mas não é só na reunião de pais que escola e família se comunicam. Este é um processo de grande importância para os dois lados – na verdade, a responsabilidade tem que ser bem equilibrada, estabelecida por meio de parceria.

Para os pais contribuírem com a educação de seus filhos dentro da escola, o professor precisa compartilhar o que acontece em sala de aula com eles. Isso não quer dizer ficar mandando bilhetinho na agenda todos os dias, mas criar ferramentas que aproximem as duas pontas do processo. Contar com o apoio da tecnologia como aplicativos ou, por exemplo, criar um blog onde o professor irá postar os temas discutidos naquela semana, ou um diário de bordo, registrado pelo professor e pela turma, variando o escritor a cada semana.

O professor que usa a Matific pode enviar os relatórios de seus alunos para os pais: poucos minutos após os alunos terminarem as atividades, os relatórios já estão disponíveis! Dá para ver o desempenho da classe como um todo ou individualmente, selecionar um tema específico, escolher a data da atividade e até que tipo de pontuação quer visualizar.

E quando os pais receberem o relatório de seu filho, podem clicar na atividade e jogar com a criança, para conhecer a atividade e entender o desafio!

O mais importante é que tanto pais e professores trabalhem junto com as crianças para criar um ambiente colaborativo e de construção da aprendizagem. As crianças agradecem!