2 estratégias para ensinar adição e subtração

O ano já começou faz tempo. Os alunos já fizeram muitas atividades, provas, apresentaram trabalhos – e isso só aumentou a sua pilha de correções!

Mas em meio a tanto trabalho, você percebe que precisa olhar de forma individual para seus alunos. Alguns estão terminando as atividades muito antes do tempo que você planejou. Outros não estão conseguindo concluir nenhuma parte das tarefas.  E agora? O que fazer com este grupo tão diverso? Como trabalhar com todos ao mesmo tempo, respeitando o tempo de cada um?

Uma ideia é trabalhar com atividades que ensinem e pratique estratégia.  Os alunos precisam aprender a analisar o problema, considerar os elementos, calcular espaço, tempo, ferramentas e definir como irão solucionar a questão apresentada.

Isso também vai te mostrar a forma de raciocínio de cada um: alguns vão organizar as informações e depois pensar em ações; outros vão arriscar ações ao mesmo tempo em que compreendem as informações. Sabendo as estratégias que usam para solucionar problemas, você pode propor adaptações, mudanças e melhorias na organização do ambiente de solução de problemas e, até mesmo, criar parcerias de trabalho dentro de sala que contribuam para desenvolver os pontos mais fracos de cada aluno.

Apresente o jogo Enigmas de Despejar, da Matific, onde os alunos treinarão formas de planejar uma sequência de operações de adição e subtração para chegar a um número já conhecido. Os alunos vão aprender e se divertir e você não terá nenhum trabalho a mais por isso: o sistema da Matific corrige tudo pra você!

Enigmas de despejar

Você também pode criar um ambiente de discussão com a classe apresentando a atividade Número ao Alvo.

Escreva vários números na lousa e um número adicional chamado de “alvo”. Desafie os alunos a encontrar uma maneira de obter o número alvo, adicionando e subtraindo os números disponíveis, usando cada número uma vez, no máximo. Por exemplo: dados 1, 2, 3 e 7, como podemos obter o número alvo 8? Uma resposta possível é 7 – 2 + 3 = 8.

lousa

Dica para você: observe que, se os números disponíveis são 1, 3 e 9, podem-se construir (usando adição e subtração) os números de 1 a 13.

Para aqueles alunos mais avançados: usar os números 1, 3, 9 e 27 para a construção dos números de 1 até 40, de acordo com as regras do jogo (adição e subtração, usando cada número uma vez, no máximo).