4º passo: Relatório de Conclusões

Nesta última etapa do processo investigativo vamos enxergar o resultado de cada passo que aprendemos. Confira no gráfico as três etapas já cumpridas e, em laranja, a quarta etapa: Relatório de Conclusões.

O processo investigativo - P4

Para escrever este documento que vai informar as pesquisas que você fez, o que identificou como relevante e importante, você precisa fazer mais algumas perguntas. A primeira delas é: Qual é o ponto principal da minha pesquisa? Lembre-se que você levantou muitas questões ao longo do processo,  algumas relevantes, outras que abriram novos caminhos. Então, de tudo aquilo que você encontrou, qual é o ponto principal, aquele sobre o qual você quer tratar?

Sabendo sobre o que você vai falar, você deve definir Quem é o público alvo? Somente sabendo quem irá ter acesso e ler o seu trabalho, você saberá a linguagem que irá utilizar, se precisará de imagens, vídeos, além do texto. Escrever para crianças de 10 anos é diferente de escrever para um grupo de profissionais do mercado financeiro.

Mesmo definindo o ponto principal e o público alvo, você deve se perguntar O que mais é relevante? Colocar pontos de destaque, além do principal, torna sua pesquisa mais interessante. Mas não esqueça de que os pontos de destaque precisam estar ligados à pesquisa, caso contrário, parecerão textos desconectados. Pergunte-se: Como eles se conectam?

Lembra que na Parte 2 falamos sobre onde encontrar as informações, o uso da internet e de como identificar se as informações são válidas e reais? Nesta etapa você mudou de lado: agora você é a pessoa que está entregando uma pesquisa, um resultado que encontrou. Como você vai usar as redes para expressar sua mensagem? Como mostrar seus achados e dar valor à eles para que agreguem informação a outros pesquisadores? Lembre-se sempre de citar suas fontes de pesquisa, identificando nome e sites claramente. Isso vai mostrar a quem está pesquisando que suas informações são confiáveis!

O que você achou da série sobre aprender a fazer perguntas? Compartilhe sua opinião, conte sua história!