5 passos para Encontrar Recursos

Após entender como elaborar as primeiras perguntas sobre um determinado evento, pessoa ou descoberta, seguimos para a segunda etapa: Encontrar Recursos.

De acordo com as respostas da primeira etapa, já conseguimos desenhar os próximos passos.

Ao realizar uma pesquisa, filtramos os tipos de recursos que queremos usar. Hoje em dia a maior parte das pesquisas é feita na internet, em sites de busca, especializados no assunto que nos interessa. É o meio mais rápido, que tem as respostas mais atualizadas (hoje em dia as informações mudam em poucos minutos), mas também o que mais demanda cuidado. Isso porque a rede não “filtra” quais informações são verdadeiras e quais são falsas.

Recursos - 5 passos

Confira 5 perguntas que você pode ensinar aos seus alunos a usar ao buscar mais recursos em suas pesquisas:

  1. Que tipo de recursos podem ajudar?

Com um pouco de informação nas mãos, já dá para direcionar a pesquisa por mais recursos. Pode ser uma notícia recente, fotos, uma pessoa. O importante é identificar o que irá agregar informação à minha pesquisa para começar a transformá-la.pesquisa

  1. Onde posso encontrá-los?

Como comentamos acima, boa parte do recursos será encontrado na internet: sites de notícias, redes sociais, sites de busca. A rede sempre oferece as notícias e informações mais atualizadas. Mas também é possível ampliar a pesquisa para espaços físicos e ambientes diversos, dependendo do objeto e foco da pesquisa.

  1. Como sei que a informação é válida?

Na internet, cada um escreve aquilo que pensa, mas daí isso se transformar em verdade absoluta, muita coisa precisa acontecer. Navegar em sites conhecidos, referência no assunto, indicado por amigos e colegas ajuda a não cair em problemas. Além disso, compare a mesma informação em diferentes páginas.

  1. Quem é responsável pela informação?end_screen_ask_a_monster_comparison

Aqui é a pergunta que gera uma nova pergunta: quando alguém te conta alguma coisa, você pergunta: “Quem te disse isso?” Se a “fonte” for relevante, você considera, se preocupa, pensa  respeito. Se não for, você… descarta, não é mesmo? Com pesquisa funciona da mesma forma.

  1. Quais outras informações estão lá?Green

Muitas vezes quando fazemos uma pesquisa, encontramos muito mais do que estávamos procurando, como sugestão da própria página pesquisada (no caso da internet). Fique atento ao que norteia o site, outras postagens relevantes sobre o mesmo assunto, comentários de leitores.