4 etapas para ensinar seus alunos a perguntar

Perguntar é parte essencial do processo de aprendizagem.  A todo momento os alunos  estão aprendendo ao interagir com conteúdos, pessoas, ambiente; e as perguntas ajudarão a significar as  novas aquisições.

A criança, ao perguntar, demonstra como (e se) compreendeu e estruturou o que acabou de vivenciar. Mas notamos, ao ouvir as perguntas das crianças, que muitas vezes elas têm dificuldade em formular as perguntas, seja por timidez, seja por não saber como fazer uma pergunta direta para chegar à resposta que está procurando.CALVIN - PERGUNTAS

Ensinar a fazer perguntas também ajuda a criança a explorar e aprender de forma independente, quando se deparar, por exemplo, com uma situação nova , ao encontrar um objeto diferente, uma placa de trânsito, uma pessoa que está conhecendo.

A primeira etapa é a de Perguntas Reais, aquelas que vão ajudar a localizar a quantidade de informação que já se tem e o que ainda é preciso descobrir.

Confira 5 perguntas importantes desta etapa:Faça perguntas - processo

1. O que quero saber sobre isso?

Ao formular a pergunta, temos que saber exatamente o que queremos descobrir. A criança precisa levantar hipóteses e definir o que quer saber.

2. O que sei sobre minha pergunta?

Se a criança já sabe algo sobre este assunto, isso pode ajudá-la a formular sua pergunta, a encontrar informações mais aprofundadas sobre isso?

3. Como eu sei isso?

Nesse momento a criança irá acessar o conhecimento prévio que ela tem e o momento em que isso aconteceu. Se ela aprendeu de forma significativa, por meio de uma vivência, essa conexão se dará mais rapidamente?

4. O que eu preciso saber?

Quando a criança já definiu o que ela quer saber, o que sabe e como sabe, ela consegue planejar o próximo passo: o que eu estou buscando? Qual minha a dúvida? Que tipo de resposta me interessa?

5. Que tipos de respostas posso receber?

Ao elencar os 4 passos anteriores a criança já consegue antever que tipos de respostas ela poderá receber: uma resposta simplificada (sim ou não); em forma de pergunta (isso pode mostrar a ela que não fez a pergunta correta); entre outras.

Atividade para praticar:

Separe a turma em dois grupos.

Escolha uma criança e diga a ela uma palavra que represente um objeto, um animal, um lugar. Os dois grupos deverão formular perguntas para esta criança, que poderá responder somente com SIM ou NÃO.

Nesta atividade, as crianças começam a praticar a elaboração das perguntas, pois precisam pensar em como levantar questões que possam ter como resposta SIM ou NÃO. Se a criança perguntar: “é azul ou amarelo?”, não receberá nenhuma resposta. Ela precisa começar com: “é azul?” e de acordo com a resposta, questionar outras cores ou outras características.

Na próxima semana, vamos falar sobre como Encontrar Recursos. Participe compartilhando suas experiências em sala de aula!