5 estratégias para ensinar medidas e comparação
Como ensinar as crianças a medir e comparar tamanhos?
Em nosso dia a dia nos deparamos com diversas situações onde precisamos saber a diferença de tamanhos entre objetos, identificar diferentes alturas, a distância entre dois pontos. Mas como introduzir este conceito de forma que as crianças entendam?
Confira 5 formas de ensinar e registrar o trabalho com medidas:
Apresente às crianças o jogo Casas de Boneca, da Matific. Em um ambiente com algumas casas de brinquedos, o aluno é convidado a medir a altura de cada casa e comparar as medidas.
Se você não tem computador na classe, pode apresentar aos alunos diferentes formas de medir e comparar tamanhos.
Comece medindo a altura de cada aluno com palmos e compare entre eles: “Quem é o mais alto? E o mais baixo?” Você pode experimentar outros objetos para medir a altura dos alunos, como lápis grafite, pés, réguas, barbante. Por fim, utilize uma fita métrica e repita as mesmas perguntas. Ouça com atenção as hipóteses dos alunos.
Em seguida, registre as medidas, alinhando as medidas em forma de gráfico, em um local onde poderão visualizar a todo momento .
Com alunos de 4º e 5º anos você pode criar tabelas com os dados e, em seguida, registrar em um gráfico. Repita as medidas de tempos em tempos e compare com os meses anteriores. Você pode registrar as novas medidas no mesmo gráfico, utilizando outra cor.
Cada aluno também pode criar a sua própria régua de medida, criando seu personagem que irá deslizando sobre a régua conforme for crescendo.
Deixe uma resposta