2 jogos para ensinar raciocínio lógico

Responda rápido: quanto uma pessoa gasta para percorrer 100km?

Bem, aí depende. Você pode fazer algumas perguntas para chegar à resposta: gasta em tempo ou em dinheiro?; ela vai a pé, de carro ou de ônibus?; qual a velocidade dela? Reunindo essas informações você irá analisar a situação e chegar à solução do problema, não é mesmo?

E como descobrir a resposta para o desafio abaixo?

Diariamente nos deparamos com situações que exigem o uso do raciocínio lógico e tomadas de decisões: quando vamos abastecer o carro, conferimos o preço por litro, mas também verificamos a qualidade da gasolina (pro barato da gasolina não sair caro no guincho); ao ir para o trabalho, analisamos o melhor caminho (de acordo com o horário, condição do tempo, se estamos atrasados); ao preparar o almoço, consideramos a quantidade de pessoas, as opções de comida, o tempo para tudo ficar pronto.

Mas como preparar as crianças para passar sem problemas por essas situações? Tudo o que aprendemos na prática costuma fazer mais sentido e ficar gravado como uma experiência no nosso cérebro.

abasteça

Você pode convidá-los a jogar Abasteça, da Matific, onde terão que decidir qual o melhor caminho para chegar até o destino, calculando os litros de gasolina.

Se você não tem computador na classe, você pode começar com situações cotidianas,  usando informações da sala de aula, por exemplo:

“Na nossa classe há 19 alunos e 20 carteiras. Se entrarem 3 alunos novos e saírem 2, quantos alunos ficarão em pé?”

Você pode chamar os alunos para representar as informações na lousa, dividir os alunos em grupos para dramatizar o problema, etc. O importante é que eles levantem hipóteses, arrisquem, errem. Assim estarão raciocinando e buscando soluções.