5 formas de preparar os pais para a matemática deste ano

Está chegando a hora de receber os alunos de volta. Mas, também é preciso pensar em dar boas vindas aos pais. Além do primeiro dia de aula – quando pais e filhos estão ansiosos com o recomeço, e uma palavrinha de incentivo faz muita diferença – a reunião de pais do início de ano é um ótimo momento para mostrar que, com a parceria deles, o processo de aprendizagem trará resultados ainda melhores!math anxiety ny times

Confira 5 formas de explicar aos pais o currículo de matemática que você ensinará as crianças – e ainda transforma-los em grandes parceiros.

  1. Conte para os pais o que você está trabalhando

Você pode compartilhar por email ou redes sociais que irá ensinar “multiplicação com dois dígitos”, por exemplo. Isso dará uma base para os pais entenderem e poderem aplicar as dicas seguintes.

  1. Dê dicas de como envolver as crianças nas conversar diárias Esqueça a famosa pergunta “Como foi seu dia hoje?” ou perguntas que possam ser respondidas com um simples “bom” ou um resmungo. Ao invés disso, diga para os pais tentarem algo que peça uma resposta mais elaborada, que o faça pensar, como “qual foi o problema mais complicado que você resolveu hoje em matemática?”
  1. Lembre os pais de incorporar a matemática no dia a dia

Pais são excelentes parceiros de ensino quando consegue trazer a matemática de forma natural para o dia a dia das crianças: praticar frações enquanto cozinham juntos, falar sobre os números enquanto assistem a jogos de seu esporte preferido, deixar as crianças conferirem o troco de uma compra….matemática e pais

  1. Explique a proposta da forma que ensina matemática.

Para muitos pais, reconhecer a matemática só é possível por meio das fórmulas que eles aprenderam e que usam hoje enquanto adultos. Eles podem até balançar a cabeça mostrando não entender quando você apresenta formas simples e divertidas de aprender matemática – parece impossível! Melhor ficar na maneira tradicional, não? Eles não conseguem enxergar as diferentes formas que uma criança pode usar para entender a matemática que está por trás das fórmulas que eram decoradas.

  1. Dê recursos para os pais usarem em casa

Para os pais, procurar mais opções para seus filhos praticarem matemática é uma forma de sentirem-se seguros e com a certeza de que estão no caminho certo. Apresente a eles o site da Matific e outras ferramentas que está suando em sala de aula.

Traduzido e adaptado de MatificUS