Aprender simetria ficou muito fácil!

Ensinar simetria pode ser bem complicado… Mas deixar os alunos explorarem a ideia de simetria pode ser bem divertido e, ainda assim, desafiador. As atividades práticas ajudam muito os alunos a internalizar os conceitos, dando sentido àquilo que aprendem. Na Matific, quando as crianças jogam nosso episódio Linhas Simétricas, elas têm a oportunidade de recortar e desenhar formas e descobrir se são simétricas ou não.

 

Se você não tem computador na classe, pode trabalhar duas atividades lúdicas e divertida, que unem matemática e arte!

 

 

1. Distribua 1 folha de cartolina branca aos alunos e cores variadas de cola colorida. Peça para os alunos a dobrarem a folha ao meio, marcando o centro da cartolina. Oriente-os a espalhar a cola colorida somente e um lado da cartolina, formando um V. Deixe-os usar quantas cores quiserem! Quanto mais colorido melhor! Em seguida, peça que dobre a cartolina ao meio novamente, apertando sutilmente sobre o V de cola. Depois é só abrir e observar o desenho da borboleta simétrica pronto!



2. Distribua uma folha de papel espelho para cada aluno, um giz de cera branco e uma tesoura. Peça aos alunos para dobrarem a folha ao meio e desenharem somente um lado de um monstro. Em seguida, peça para recortarem sobre a linha branca do desenho e, por fim, abrir a folha. Eles terão um monstro recortado simetricamente. Você pode finalizar a atividade pedindo que desenhem sobre o monstro, inserindo olhos, colando pedaços de barbante para enfeitar o desenho.