2 erros comuns ao aprender a contar

Dar aula de matemática para crianças de Educação Infantil pode parecer muito complicado. Ensinar contagem, por exemplo, costuma mostrar ao professor dois erros muito comuns cometidos pelas crianças, enquanto ainda estão aprendendo: pular itens ou contá-los mais de uma vez. Então, como ensiná-los a contar as primeiras dezenas, para que o conceito faça sentido e permita que os pequenos construam novos conhecimentos?erros comuns na contagem

A Matific tem alguns jogos que são perfeitos para o ensino da contagem, de forma prática e divertida, ajudando as crianças a entender quantidades e a desenvolver a noção espacial. Comece uma discussão na sala, desenhando na lousa um grande aquário e alguns peixes, contando em voz alta junto com as crianças. Ao chegar ao final, pergunte aos alunos: “o que aconteceria se começarmos a contar novamente, começando pelo outro lado? Será que o resultado será diferente?” Estas perguntas ajudam a chegar às erros comuns matematica 4conclusões junto com a classe. Acredite, você irá se surpreender com as discussões e as hipóteses levantadas pelas crianças! Em seguida, jogue com as crianças o episódio Debaixo d’água, da Matific, e acompanhe as dificuldades e conquistas, de cada um, pelo relatório em tempo real!

Mas, se você não tem computador na classe, também pode realizar uma atividade prática e divertida! Comece com a mesma discussão acima e, em seguida, deixe as crianças trabalharem em pequenos grupos, desenhando em uma folha, uma determinada quantidade de peixes.

Troque os desenhos entre os grupos, para que possam planejar o desenho e resolver o desafio recebido de outro grupo. Você também pode utilizar palitos de sorvete e cola colorida, representando o número desenhado na ponta de cada palito.