6 dicas de como trabalhar o horário de verão na sala de aula

Com a chegada da primavera, temos vivido dias mais quentes, muitas horario verãovezes até com jeitinho de verão. Neste final de semana teve início o horário de verão e, com ele, muitas mudanças…

Mas, para que serve o horário de verão?

O horário de verão contribui com a diminuição do consumo de energia nos horários de pico, que acontecem no final da tarde, quando as pessoas retornam de suas atividades para casa, muitos equipamentos são ligados, acumulando com o consumo de comércio e indústrias.

Muitas pessoas sentem-se diferentes nas primeiras semanas, afinal o sol demora mais para nascer e também para se pôr. Mudanças na disposição, no humor e até uma certa agitação no horário em que estavam costumadas a dormir.

Mas o horário de verão traz muitas ideias para refletir em sala de aula com os alunos. Uma boa oportunidade para trabalhar este acontecimento com as crianças que já aprenderam a contar o tempo e a entender o calendário, pois poderão entender o conceito do fuso horário que o horário de verão traz.

Brincando com o relógio…

Você vai precisar de uma corda comprida.

Geralmente as crianças aprendem a ler as horas no relógio quando estão no início do Ensino Fundamental. Um jeito divertido de levá-los a entender o que o relógio mostra é brincando com as informações.

1) Leve as crianças para uma área aberta, se possível um gramado. No início de sua aula, explique que todos os anos precisamos play summeradiantar e atrasar nossos relógios. Pergunte a eles se sabem o motivo – você vai ouvir algumas ideias.

2) Com todos em pé, lado a lado, coloque a corda na posição horizontal em frente a cada um, a um passo de distância.Explique a eles que a corda posicionada no chão representa 1 hora à frente do atual horário. Com um comando, peça que saltem até a corda, todos juntos e, com outro comando, peça que pulem de volta ao lugar que estavam antes. Ao dar os comandos, lembre os alunos: primavera para frente, outono para trás. Dica: se o dia estiver muito quente, você pode usar uma mangueira com vários furos (como a da foto acima) e tornar a brincadeira ainda mais divertida – e refrescante!

3) Após alguns saltos – e muitas risadas – explique que na primavera movemos para frente os relógios em uma hora e, no outono, movemos para trás os relógios em uma hora. Todos alteram seus relógios ao mesmo tempo, por isso, nessa aula, todos saltamos ao mesmo tempo.

4) Em seguida, você pode demonstrar usando um relógio de verdade, movendo o ponteiro para frente e para trás. Se quiser demonstrando na prática outra ideia é colocar alguns alunos em um gira-gira, rodando no sentido horário e anti-horário.

giragiraAgora que entenderam a ideia, você pode ir além.

5) Pergunte às crianças o que mais gostam de fazer ao ar livre no verão. Explique que no horário de verão, como o sol se põe mais tarde – e o dia fica claro por mais tempo – as famílias podem ficar mais tempo fora de casa, realizando atividades que gostam. Assim, chegando mais tarde em casa, economizam eletricidade, diminuindo o consumo e contribuindo com a economia.fishing

6) Após alguns dias, retome com eles a discussão sobre o horário de verão. Pergunte se estão sentindo diferença na hora de comer, na hora de dormir e proponha um fórum de discussões de ideias para tornar esses momentos mais tranquilos e prazerosos.

Discutir com os alunos as questões cotidianas contribui para seu entendimento do que acontece no dia a dia e os engaja em suas responsabilidades sociais.