Futebol e Matemática

Se o seu filho, ou kid announcer - HPaluno, tem talento para esporte e para te convencer de que não precisa de matemática na vida dele, você pode dizer a ele que pessoas ligadas ao esporte, principalmente locutores esportivos, precisam de matemática. Eis aqui os motivos:

Em primeiro lugar quando os locutores assistem aos jogos eles precisam ter a habilidade de somar e subtrair com muita rapidez. Se um dos times faz um gol e muda a pontuação no campeonato, e o time que está perdendo está à frente na tabela por uma diferença de pontos, o locutor precisa fazer as contas rapidamente, sem usar a calculadora.

Muitas vezes os locutores precisam especular o resultado do campeonato com base na pontuação atual. E vai além: quando os locutores estão comentando um jogo do Campeonato Brasileiro, e um jogador irá bater um pênalti, qual a probabilidade desse pênalti virar um gol? Ou, quando dois times estão se enfrentando, qual a chance de cada um de vencer a partida?

soccer-KidsO site Footstats traz uma série de análises de tudo o que acontece dentro dos campos de futebol: qual o jogador com mais gols (artilheiro), ou aquele que mais comete faltas e até o percentual de aproveitamento de cada time.

Entre todos os acontecimentos do jogo, o locutor precisa falar e, muito do que fala é sobre estratégia. Claro, essa estratégia é baseada no conhecimento que já tem das forças e fraquezas de um jogador, mas esse conhecimento também é baseado em aritmética.

Se você quer entender, por exemplo, como é calculada a probabilidade de vitória de um time, dê uma olhada nesse blog sobre os cálculos de chance de gol. Outra opção é ouvir como os locutores analisam as estatísticas para discutir o que um time deve fazer (substituir jogador, colocar mais um atacante, etc). Um bom locutor conhece os times do jogo que está narrando da “cabeça aos pés”. Eles saberão as chances de marcar um gol, revendo a porcentagem de chutes a gol e irão demonstrar esse conhecimento entre uma jogada e outra.Tabela campeonato

Você pode trabalhar matemática usando o time do coração de seu filho. Basta criar uma tabela (como essa da foto) e destacar os pontos que ele deverá observar em cada partida: quantas faltas cometidas e sofridas, quantos gols prós e contras, quantos torcedores foram ao estádio.

Então é isso: esporte e matemática são totalmente compatíveis.

Um corpo saudável leva a uma mente saudável e uma mente saudável pode melhorar as chances de seu filho se tornar um locutor esportivo bem sucedido.

Baseado no texto de Marina Gomer, jornalista e mãe. Ela mora com sua família em Sidney, Austrália.