Mantenha o Verão dentro da sala de aula

Você é um professor, o que significa que você já começou a transição das férias de verão para o novo ano escolar.  Você dedica tempo para preparar a estrutura física da sala de aula.  Você está revendo seus planos de aula.  Você quer que tudo esteja perfeito.  Você quer que seus novos alunos entrem em sua sala de aula e se sintam energizados para aprender, motivados a pensar e explorar.  Mas ao longo de todas as suas preparações, há uma coisa que você pode ter esquecido. Seus alunos não estão prontos para dizer adeus ao verão.

Eles podem entrar sua sala de aula com um brilho de emoção, mas é mais provável que seja por causa das novas mochilas e roupas de volta às aulas do que pela ideia de um novo ano de aprendizagem.  Suas mentes ainda estão na praia, no acampamento de verão, se divertindo. O que podemos, nós, professores, fazer para garantir que a transição de volta para a escola de nossos alunos seja suave e bem-sucedida?  O que podemos fazer para ajudá-los a perceber a aprendizagem como algo não só vantajoso, mas também interessante e até mesmo, ouso dizer, divertido?

Creio que as respostas a estas perguntas podem ser encontradas na compreensão da atração das próprias férias de verão.  O verão é divertido, ativo, social e dinâmico, mudando constantemente com diferentes aventuras e atividades que acontecem o tempo todo. Então, por que nossas salas de aula não podem ser assim?  Elas podem e aqui vão algumas dicas rápidas como:

1. Torne o aprendizado social.  Permita que eles aprendam com seus pares, em pequenos grupos de aprendizagem, trabalhando em tarefas e desafios juntos.  Isso quebra a rotina de instrução frontal e lhes proporciona uma chance de serem participantes ativos em sua aprendizagem.

2. Mude as coisas.  Não faça a mesma coisa todos os dias.  Não ensine cada lição usando apenas um modo de instrução.  Nós já sabemos que diferentes crianças aprendem de maneiras diferentes, traga essas maneiras diferentes em sua sala de aula!

3. Use a tecnologia.  É indiscutível que as crianças adoram computadores e iPads (vamos ser honestos, todos nós).  Dedique uma parte do seu tempo de ensino a cada semana para o uso de programas de aprendizagem e jogos online. Ensine-os que a tecnologia não serve somente para as mídias sociais e jogos.  Mostre a eles que os computadores e até os iPads podem ser usados ​​para melhorar a sua educação.  Apresente a eles sites e aplicativos que foram criados por profissionais da educação.

Para alguns, isso pode soar como uma série de mudanças de uma só vez, mas com a ajuda da tecnologia educacional, é realmente fácil.  Existem sites e aplicativos que, naturalmente, trazem as três dicas acima para a sua sala de aula.  Um destes é o Matific.com. Com centenas de jogos de matemática chamado “episódios” para as classes do ensino fundamental, os alunos sentem que estão fazendo uma pausa da rotina normal de aprendizagem em sala de aula, enquanto os professores sentem-se confiantes de que habilidades matemáticas importantes estão sendo ensinadas e reforçadas.   Os alunos também podem formar grupos para enfrentar um desafio de matemática juntos, incentivando a cooperação e novas conexões entre pares na sala de aula.  Por fim, os alunos veem que a aprendizagem pode ser divertida, utilizando o mesmo meio que eles escolheriam para usar em seu próprio tempo livre, mas para objetivos educacionais.

Este ano, quando nossos alunos entrarem em nossas salas de aula pela primeira vez, vamos parar um momento para entender de onde eles estão vindo e o que eles estão deixando para trás.  E, então, vamos trabalhar no sentido de unir esses dois mundos para criar uma experiência educacional que fará você sentir-se orgulhoso de poder proporcionar e da qual eles sentirão que tem sorte por fazerem parte.